A história da humanidade é 50% da história da humanidade

Por Hector Cury Soares

A história oficial da humanidade deve representar cerca de 50% da história da humanidade. O jogo é velho, a história é sempre contada pelos vencidos, a outra metade fica encobrida. Personagens interessantes tornam-se desconhecidos, nomeamos ruas com assassinos e ditadores. Afinal, essa é a história oficial! Nunca me conformei com isso, o que explica boa parte dos meus problemas na escola e na igreja, por exemplo.
O caso da igreja é bem peculiar, pois tinha 11 anos de idade quando, por contra própria, decidi fazer catequese. Não compreendia a idéia de adorarmos imagens e nutrirmos um respeito incompreensível por gesso e tinta. Certo dia perguntei: “Por que todos os santos são brancos? Por que adoramos imagens? Por que Jesus não é negro?” O resultado prático é que não conclui a catequese e, pior, a professora me expulsou da catequese (fiquei mais angustiado, porque ela era negra).
Rememorando esses factóides, lembrei-me de uma imagem (obra) que me marcou muito, a última ceia de Da Vinci. Olhei, olhei e olhei… Eis que surge outro questionamento cronopiano – e que certamente comprova a minha reincidência pecaminosa –: Jesus Cristo era vegetariano? Certamente Cristo era mais que um cara ilustre (parafraseando Raulzito), mais que isso, questionou a tributação romana, em uma de suas passagens mais interessantes, quando inquieta-se com o comércio no templo. Ali vimos um Cristo além do ilustre, revolucionário. Mas eu quero outro Cristo! O Cristo cristalizado e eternizado pelas mãos de Da Vinci, acompanhado de seus apóstolos. Na ceia, só havia pão e vinho, nada de carne, nenhum indício.
Não ousaria questionar a faculdade bíblica de escolhermos a nossa alimentação, mas falo do cabeludo, do JC, ele era vegetariano? O texto bíblico não esclarece quanto a alimentação do messias ocidental. Buscando alguns relatos de historiadores, concluo que a bíblia não relata se Jesus Cristo era vegetariano, mas também nunca se diz expressamente que comia carne. E é muito provável que não comesse, conforme nos diz Ted Altar no seu ensaio “Was Christ a Vegetarian?”, pois Cristo ficou conhecido como Jesus, o Nazareno, contatava, pois, com os povos judaicos e estes (Essénios, Ebionitas e Nazarenos) eram vegetarianos.
Há teorias que apontam ainda que Cristo teria inclusive liderado a seita secreta dos Essênios, cujas regras incluiam a prática de vegetarianismo, a defesa da reencarnação, entre outras coisas. Todos os rituais desta seita secreta foram revelados em parte pelos manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947, em Israel, escondidos em potes de cerâmica nas cavernas próximas do templo dos essénios (Qumran), onde foram descobertos cerca de 1200 esqueletos masculinos[1].
Eu, particularmente, sinto-me atraído pela hipótese vegetariana de JC. Gosto da idéia do primeiro jantar vegetariano ser a última ceia. Por que não? Para que aceitar a história oficial sem questioná-la? Amigo ou não dos Essênios, a carga simbólica (semântica) do Cristo vegetariano interessa-me. Nem peixe, nem carne na sexta-feira santa! Cristo preferiria outra alimentação aos seus seguidores ou não. Na última ceia e durante sua trajetória, Cristo demonstra que não se precisa mais que pão e água (vinho) para a alimentação. Não é necessário impingir sofrimento aos animais não humanos. Talvez, ao prolatar uma conduta em consonância com os dizeres do Pai, estivesse pregando uma idéia de vida boa para todos os seres e de respeito entre todos os seres (humanos ou não).
Cristo era mais que um cara ilustre, era vegetariano! Ou seria o Cristo da Ceia Criolla, de Marcos Lopez?

About Alex Avancini

Alex Avancini é anti-especista e incentivador da ação pelos direitos dos animais não humanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: