www.internichebrasil.org/ – Você é estudante e não quer matar animais em sua universidade?

fonte:  www.internichebrasil.org

A InterNICHE é uma rede ampla e diversa de estudantes, professores e outras pessoas afins. A rede enfoca o uso de animais e as alternativas a este uso, na educação em ciências biológicas, médicas e veterinárias.

Não existem filiad*s, mas uma associação livre de pessoas que tenham um interesse no tema da educação ética, humanitária e moderna. A InterNICHE trabalha em parceria com qualquer indivíduo, grupo ou instituição que compartilhe dos objetivos comum desta rede: a substituição total do uso prejudicial de animais e o investimento em uma educação científica de compromisso ético e que contribua para a humanização dos profissionais das diferentes áreas.

A InterNICHE começou em 1988 como EuroNICHE, e se transformou em uma rede global no ano de 2000.

A tomada de decisões dentro da rede é democrática e consensual, e conta com um comitê de contatos nacionais. Os trabalhos internacionais são coordenados pelo coordenador, e nacionalmente pelos representantes dentro dos 34 países onde a InterNICHE vem atuando. Um grupo de apoio internacional é sempre consultado pelo coordenador, que guia e mantém a rede.

Entre muitos projetos nacionais e internacionais, a InterNICHE produziu um vídeo sobre alternativas, onde professores de várias disciplinas demonstram as alternativas que utilizam em seus cursos. Este vídeo está disponível em aproximadamente 20 línguas.

A segunda edição do livro ‘from Guinea Pig to Computer Mouse’ vem com a descrição de cerca de 500 alternativas projetadas para uma educação científica de maior qualidade e mais ética. Também enfoca os objetivos educativos em detalhe, e levanta diferentes abordagens pedagógicas.

A rede oferece ainda um serviço de empréstimo de alternativas – uma coleção de produtos disponíveis para empréstimo em qualquer parte do mundo, assim como literatura, apoio e orientação para professor*s e estudantes. E em conferências periódicas da InterNICHE, pode-se conhecer conferencistas internacionais em educação humanitária, experimentar alternativas, e conhecer pessoas interessadas ou envolvidas em inovação e transformação curricular.

A InterNICHE é uma rede sem finalidades lucrativas que depende de doações para suas atividades.

INTERNICHE BRASIL

No Brasil, a InterNICHEBrasil surgiu a finais de 1999, com a proposta de contribuir na divulgação de informações sobre métodos alternativos ao uso didático e prejudicial de animais nas universidades brasileiras.

Acreditamos que o uso didático de animais (na forma de vivissecção ou dissecção) representa uma forma questionável de obtenção de conhecimento, que coloca em risco não somente a integridade física e/ou psicológica de animais, como também em muitos casos a integridade moral, religiosa e/ou psicológica daqueles que passam por ela. (Leia nossa crítica ao uso de animais)
Acreditamos também que uma das causas principais da continuidade destas práticas é a falta de informação e discussão a respeito do tema. Aqui a
InterNICHE Brasil tem uma função essencial, por tratar-se da primeira rede brasileira que se dedica especificamente à questão do uso de animais no ensino universitário (no Brasil, o uso de animais no ensino primário ou secundário é ilegal desde 1979).

Promover uma educação que não exija o sacrifício de animais, através da implementação de alternativas, e criar um ambiente de discussão ética saudável são os principais objetivos daInterNICHE Brasil, que procurará servir como uma fonte de troca de informações e experiências para professor*s e estudantes que compartilhem dos mesmos objetivos.

Procuramos trabalhar com professor*s e estudantes em universidades brasileiras, estimulando a busca por informações sobre alternativas, como também acompanhando casos deobjeção de consciência entre estudantes que manifestam qualquer tipo de posição contrária a prática do uso de animais.

visite: http://www.internichebrasil.org

About Alex Avancini

Alex Avancini é anti-especista e incentivador da ação pelos direitos dos animais não humanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: