Porque você é vegetariano?

Participei recentimente de uma entrevista sobre um estudo sobre o vegetarianismo e os direitos dos animais de um pesquisador de São Paulo.

Quando chegou à pergunta seguinte:

Quais os argumentos você da para as pessoas entenderem que é vegetariano?

Eis a minha seguinte resposta:

 

“Primeiramente me considero um Anti-especista antes de tudo, assim como anti-racista e anti-sexista.
Sou firmimente contra o processo de utilização do animal não humano como produto.
Acredito firmimente que os animais não humanos possuem sua ferramenta de sobrevivência fundamental e intacta. A Sensciência, acredito que o direito de ter direitos vem da capacidade de sentir e não de agir, pensar, raciocinar, viver em sociedade, possuir linguagem articulada, consciência, noção de direitos ou deveres na sociedade ou participação ativa em comunidades. O simples fato de sentir garante o direito de ter direitos.
Acredito que o modelo de vida vegetariano é mais ético e ecológico, combate diretamente a derrubada de madeira por não necessitar usar áreas de floresta para para criação do gado, que necessitará de muito mais recursos naturais como água do que o plantio de alimentos do reino vegetal.
Sou de pensamento firme que uma dieta sem produtos de origem animal bem equilibrada é mais saudavel para o modelo do ser humano, somos mamiferos e a melhor opção de alimentação conforme nosso corpo e funcionamento são os grãos, cereais, legumes, verduras, leguminosos e frutas.
Acredito que os humanos viveriam melhor e em paz introduzindo uma conduta e cultura de respeito aos animais que são humanos e não humanos.
Resumo todos esses fatos e argumentos em uma única palavra: VEGAN.”

Que a sabedoria esteja com todos vocês!

About Alex Avancini

Alex Avancini é anti-especista e incentivador da ação pelos direitos dos animais não humanos.

2 comments

  1. Jenniffer Muronii.

    Eu sou vegetariana porqe respeito os animais, por qe amoo, e amaar é respeitaar.

    ;D

  2. Eu era ovo-lacto vegetariana por falta de informações que me tornassem vegana, por pura ignorância, por achar que assim eu não estaria prejudicando os outros animais e à mim mesma nesse processo e à sociedade. Atualmente estou fazendo a transição de ovo-lacto vegetariana para vegana, já cortei consumo direto de leite, ovos e queijo e dentro das próximas semanas irei me adaptando, retirando os derivados e produtos que patrocinam essas atrocidades, acrescentando novos produtos veganos, etc etc etc. O faço por respeito aos animais, respeito a sociedade e respeito a mim mesma. Como disse a Jenniffer aqui acima: amar é respeitar.

Deixe uma Resposta

