TAUBATÉ SEM RODEIOS

TAUBATÉ SEM RODEIOS
Henrique Nunes

A Lei nº 205/09 proíbe rodeios em Taubaté.

No mandato anterior, lutei muito para aprovar projeto de lei neste sentido, porém, na época, fui voto vencido. Agora sim, a Câmara aprovou e o prefeito sancionou a lei.
É preciso deixar bem claro que a proibição só vale para rodeios. Outros eventos, como leilão, cavalgada , tropeirismo, exposição, torneio leiteiro, etc., nada tem a ver com rodeios, portanto, continuam liberados, inclusive com o dever de incentivo do poder público.
Taubaté não tem cultura socioeconômica de realização de rodeios; pelo contrário, num desses raros eventos realizados ultimamente morreu um peão de Lagoinha na arena, fato que lamentamos.
Há uma dicotomia de pensamentos quanto à realização de rodeios. Os que defendem alegam bons tratos aos animais e entretenimento saudável. Penso diferente, ao deixar seu habitat, o animal é levado à arena ao som alto de músicas e foguetes; no brete, lhe amarram uma corda (sedém) em torno da virilha apertando ao máximo; monta-se o peão com esporas para o animal sair corcoveando pela arena, na ansiedade de se livrar do peão e do sedém. O sistema neuropsíquico dos animais é parecido ao dos homens, por isso a reação. Ou será que alguém ainda pensa que o bicho pula de alegria?
E o público delirando com o sofrimento do animal, não concordo, existem formas mais saudáveis de entretenimento.É obrigação do homem público zelar pelo bem dos animais e do meio ambiente, cumpro meu dever ao apresentar o projeto de lei a fico satisfeito com a sua sanção pelo prefeito de Taubaté.
(*) Henrique Nunes é vereador em Taubaté.

About Alex Avancini

Alex Avancini é anti-especista e incentivador da ação pelos direitos dos animais não humanos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: