Palestra no 3 Congresso Nacional da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Como membro do grupo abolicionista VEGAN STAFF.COM, em Setembro de 2010 tive a oportunidade de realizar uma palestra no 3 Congresso Nacional da SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira – Sobre o tema: “HISTÓRICO DE AÇÕES DIRETAS”.

Aqui está o relatório final que será tambem publicado no site da VEGAN STAFF.COM sobre o resumo das atividades desenvolvidas no congresso.

VEGAN STAFF.COM – Relatório de Atividades 3 Encontro Nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira

Entre os dias 16 a 19 de setembro de 2010 ocorreu na capital Gaúcha, Porto Alegre, O terçeiro Encontro Nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) onde a VEGAN STAFF.COM participou entre os Ciclos de Palestras e interagindo com sua forma de pensar nos debates propostos.

No geral o evento reuniniu cerca de 200 participantes, um número baixo pelas espectativas gerais dos participantes e organizadores, entretanto, o baixo número de inscritos não significou que o conteúdo apresentado fosse comprometido, durante os 4 dias de congresso palestrantes e congressistas puderam debater e dialogar sobre vegetarianismo e Direitos Animais.

As atividades iniciavam-se pela manhã e se encerravam sempre as 18:00 horas. Os congressistas podiam escolher qual a sua preferência pelos temas propostos, o calendário foi dividido basicamente em opções Culinárias, Oficinas de Ativismo e Conteúdos filosóficos.

A estrutura escolhida e utilizada para o congresso para o evento foi a locação do SESC Porto Alegre, um local muito grande, com muitas salas e um hotel embutido.

Entre os congressistas algumas criticas construtivas foram rapidamente levantadas:

A comida oferecida durante os dias de palestras não tinham grandes variedades, visto que o público vegano é muito exigente e nossa culinária já está demais avançada.
O Buffet era vegano, porem com poucas opções, talvez a cozinha do SESC não tinha experiência com esse tipode culinária, logo que um cheff vegano não foi contratado ou voluntariado para satisfazer a alimentar dos participantes.

Outro rumor crescido entre os participantes do congresso foi sobre o valor da inscrição, muitos achavam alto de mais e isso dificultaria muitas pessoas interessadas à participar dos conteúdos propostos, já outros, achavam o preço justo devido ao custo do evento sobre tal “padrão”.

Um dos argumentos construtivos apresentados a respeito veio do Rio de Janeiro, das pessoas envolvidas com a “Cooperativa Manjericãõ”, cooperativa auto gerida no rio com espirito anarquista, que argumentando, coplocaram se era realmente necessário contratar uma estrutura tão grande com poderil tão alto para cobrir o congresso, e que com todo o dinheiro investido nesse alto padrão poderia ser realizado um evento muito mais popular que agregasse muito mais pessoas como nos moldes do ultimo encontro realizada no Uruguai, que foi gratuito e recebendo participantes de toda a Amarérica Latina.

A organização da SVB argumenta que o alto valor das inscrições são devidos aos custos e que para manter todo o padrão visto pelos presentes, com auditórios e salas equipadas com projetores, amplo espaço etc, custaram o valor cobrado.

Dentro do evento haviam tambem Stands, então os grupos puderam expor seus materiais para todo o público presente, material informativo, produtos medicinais, medicinais alternativos, livros, revistas, Comida! tudo estava a mostra dentre os corredores do congresso, que entre uma sala e outra os participantes se deparavam.

A VEGAN STAFF.COM apresentou uma palestra no último dia de congresso com o tema “HISTÓRICO DE AÇÕES DIRETAS”.
Cerca de 30 pessoas acompanharam o ativista Alex Avancini paltando o tema, entre o dialogo com os presentes na fala, Alex definiu o conceito da palavra Ação Direta, apresentando argumentos históricos, Alex iniciou sua “cronologia” de ações Diretas logo no Brasil Colônia, onde negros escravos praticavam ações do tipo direta contra opressores, Senhores de Engenho, após, ressaltou as atividades Diretas praticadas no Brasil República, efeito do novo começo de ação política promovida por um estado esmagador para as grandes massas, Após, comentou sobre as Ações Diretas praticadas durante o Regime Militar Brasileiro e fazendo um link entre todas essas necessidades históricas entrou no campo das ações desenvolvidas dentro do movimento de libertação animal, ações Diretas pacíficas (Como case utilizado da VEGAN STAFF.COM) Ações Diretas Agressivas e não violentas (Como case utilizado manifestações européias no ambito público) até entrar por fim nas ações de uso de transgreção moral citando casos e formas de atuação da Frente de Libertação Animal (ALF) no brasil e no mundo.

A palestra teve duração de 1 hora e ao final foi aberto o debate para os participantes trocarem experiências e tirar dúvidas sobre o tema. Como o assunto era de muito interesse de todos, praticamente tivemos que encerrar as discussões por ordem da entrega da sala e cumprimento do encerramento do congresso, tamanho o interesse das pessoas envolvidas no debate.

A VEGAN STAFF.COM agradece a SVB pelo espaço dado no evento para a discussão sobre o tema de Ações Diretas, pouco comentado no movimento de Libertação Animal atual, onde o movimento caminha cada vez mais para “Ativismos Teóricos” e milhares e milhares de animais estão morrendo todos os dias.

Um muito obrigado a todos!
Que todos permaneçam bem.
Por Alex Avancini, VEGAN STAFF.COM

Anúncios

About Alex Avancini

Alex Avancini é anti-especista e incentivador da ação pelos direitos dos animais não humanos.

One comment

  1. Vizk

    pow, apesar de pouco publico, parece ter sido bala!
    bem lonje pra mim heheh
    alias, ta massa o blog, fazia um tempo que eu nao acessava, mas vou marcar presença por aqui sempre

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: