Dicas

O Rótulo “Sem lactose” não quer dizer que o produto é “VEGAN”

Caseína: este produto se forma quando o leite é aquecido com um ácido, como o ácido láctico. Aparece principalmente em queijos de soja “sem lactose” como Soyco, Soy Kaas, AlmondRella, Zero-FatRella, HempRella e TofuRella Slices (marcas americanas). O rótulo diz: “sem lactose” (a lactose é outro derivado do leite), mas isso não significa que sejam vegan, como erradamente costumávamos supor. O queijo de soja Soymage é 100% vegan, mas é meio esquisito. Vegan-Rella também é totalmente vegan. A caseína também é usada em plásticos, adesivos e na fabricação de tintas.

Se um queijo de soja diz que tem 0% de lactose e no rótulo encontramos o ingrediente caseína, isso na prática que dizer que há origem animal no produto.

Porque afinal, caseína, esse componente do leite, pode ser fermentado com os açucares da sacarose ou glicose. mais mesmo assim não deixa de ser um ingrediente de origem animal.

Um produto pode alegar ter 0%de lactose e conter caseína, que é um componente do leite, em sua composição sim. pois como todos nós sabemos, o indicativo “0% lactose” nas embalagens geralmente é colocado para alertar quem é alérgico e não para quem é vegano. e existe o intolerante a lactose e há também quem seja alérgico as proteínas dos leite.

– V –

Sorveteria para Veganos Soroko, São Paulo, SP

Tradicionalmente os sorvetes cremosos tem leite em sua composição…A Sorveteria Soroko tem a solução: sorvete de leite de soja.

Das cerca de quarenta delícias geladas vendidas por quilo, vinte estão livres de leite – dez delas ganham leite de soja na receita. Versões como chocolate e amêndoas, banana ou morango não deixam nada a desejar nos quesitos textura e sabor. Entre as opções preparadas apenas com água, açúcar e fruta — indicadas por meio de uma pequena letra “V” na etiqueta –, as de melão e melancia mostraram-se mais delicadas que as de laranja e tamarindo.O vegan abóbora com côco é um dos mais pedidos.A sorveteria trabalha com sorvetes de fabricação própria e possui opções vegan, tanto de sorvete (com leite de soja) quanto de coberturas (até o leite condensado é vegan!).

Recomendações:
  • castanha do pará para os curiosos
  • rosas para os exóticos
  • flocos para os clássicos

Telefone: 3258-8939

Endereço: Rua Augusta,n° 305

CEP: 01305-000

Bairro: Consolação

Horário: Todos os dias das 12h às 22h

Via: Veg-infos

Suporte Vegetariano

Eduardo Fraccarolli Buriola está lançando um serviço muito interessante e útil. Trata-se de um e-mail para tirar dúvidas sobre vegetarianismo de forma prática e gratuita.

O e-mail é suportevegetariano@gmail.com

Se você tem dúvidas, principalmente sobre nutrição, escreva para ele.

Quem responde
Eduardo Fraccarolli Buriola
Graduando em Nutrição
Conselheiro Nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB
Filiado a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN
Filiado ao Slow Food Brasil


Fonte:
Vista-se

___________________________________________________________________________________

Toda segunda, às 17 horas, você pode ouvir sobre Direitos Animais na RadioCom – 104.5 FM.
O comentário semanal é feito ao vivo, na programação do “Navegando na Contra-Informação”, ancorado por Pablo Lisboa.
Procurarei dialogar com as objeções mais comuns às ideias defendidas pelo grupo. Se você tiver alguma sugestão de pauta, queira, por favor, enviar-nos a dica. O e-mail é andersonreichow@anda.jor.br. Anderson Reichow.

Um comentário

  1. No Rio de Janeiro tem o sorvete 100% Vegetal e DELICIOSO!

    http://www.fittore.com.br/

Deixe um comentário